quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Nossa Terra, Nossa História

Pau de Estopa ( Embiratanha, nome da árvore que deu origem aí nome pau de estopa) de tantas historias e tradições, terra querida, mãe gentil de glorias mil; com suas 1.442 hectares, situada à margem esquerda (São Luis-Teresina) do Rio Itapecuru a 211 km da capital e 28 km de Coroatá, cortada pela ferrovia São Luis-Teresina. Segundo dados de pesquisas feita pelos alunos, foi em 1911 com a abertura dos picos para a implantação da ferrovia chegaram os primeiros moradores.
Com a lavoura, a quebra do coco babaçu e a criação de aves, bovinos, suínos e caprinos os moradores tiravam seu sustento, O acesso à cidade de Coroatá era feito através de lancha, a cavalo ou a pé. Até o ano de 1991 viajou-se de trem em dias alternados.
Aos sábados e domingos as casas comerciais contavam com a presença dos moradores que vinham trocar o babaçu por mercadorias básicas. Na época contava-se com farmácia, tear, casa de tecido e comércio em geral, onde se encontrava da espoleta ao defumador.
Com a chegada da energia elétrica no nao de 1985 os moradores passaram a acreditar no progresso, com a estrada carroçal os moradores passaram a fazer suas compras em Coroatá, houve uma queda no comércio local.
Hoje contamos com uma escola de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, curso de formação de professores na modalidade normal, UBS-Posto de Saúde, CRAS, transporte coletivo, água encanada, serviços de comunicação (dia 20 de julho de2009 a Escola Municipal Pau de Estopa I foi contemplada com uma antena GESAC, enfim internet na roça, "Pau de Estopa, Uma Localidade do Campo Educando Digitalmente para o Futuro").
Assim é Pau de Estopa, um lugar agradável para se viver.

Nenhum comentário:

leia sobre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
EM PAU DE ESTOPA I por Alzaí Amorim

Modelo de Procuração

Diretorio.org - Modelos de recibo, declaração, procuração, contratos, currículos, notas promissórias, etc.

Leia as postagens populares