segunda-feira, 28 de junho de 2010

Defesa Mental

Resultados da realização logosófica no aspecto moral do ser humano (1.ª parte)Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)


                                  No moral, com justa razão, é de deprimir a linha descendente que se observa no seio das grandes comunidades humanas, especialmente entre os jovens, sobre os quais mais repercute a falta de atenção por parte dos adultos.
                                  Pais e professores mal podem orientar a juventude, quando neles mesmos estão radicadas as causas que vêm de longe, e que tantos prejuízos sempre ocasionaram à moral do homem. É um fato inegável que a orientação dada à infância e à juventude carece de verdadeiro incentivo moral. Nem a criança nem o jovem são levados a formar um conceito claro de sua responsabilidade como seres inteligentes e donos de uma vida que devem dignificar com o exemplo de sua vontade posta a serviço de suas aptidões. Em outros termos, não lhes é ensinado a ser conscientes do que pensam, fazem e sentem. O frio método pedagógico dos estabelecimentos educativos – oficiais e particulares – carece de eficácia no fundo da psicologia de cada educando; ao contrário, mantém-se na superfície dela, dando lugar a uma defeituosa formação da personalidade.
                                   Todo ensinamento moral não avalizado pelo exemplo de quem o dita, atua em senti­do contrário na alma de quem o recebe.
                                  É esse um fato tão evidente que ninguém ousará pô-lo em dúvida. A Logosofia declara que a moral surge, no indivíduo, das excelências de seu sentir interno. É preciso cultivar essas excelências e ser consciente de que elas constituem uma força imponderável, quando postas a serviço dos desígnios superiores do espírito.
                                 Depois de se ter deixado o mal avançar tanto, não basta apontar uma ou outra vez o desvio, com posturas sentenciosas desta ou daquela cátedra; o que a humanidade necessita é que se lhe ensine e transmita o verdadeiro conhecimento de sua evolução. É necessário dar ao homem os elementos que lhe faltam para orientar sua vida com segurança pelos caminhos do mundo. É precisamente isso o que a Logosofia oferece a favor do grande problema pedagógico-moral cuja solução a consciência humana reclama.
                                  A juventude, por exemplo, sofre a falta de uma preparação básica para a vida. Não recebe diretrizes precisas que lhe determinem a conveniência de seguir uma conduta reta, conduta que deve ser ilustrada com imagens claras a respeito das responsabilidades que cada indivíduo assume, tanto na família como na sociedade.
                                 É necessário que o jovem chegue a compreender a fundo que toda infração aos princípios morais e sociais de convivência humana introduz uma perturbação em sua vida, em prejuízo do conceito que merece. Além de atender a todos esses aspectos, o ensinamento logosófico vai mais além: ensina o jovem a ser cons­ciente de seus pensamentos e atos. Desse modo, adverte-lhe que suas aspirações de êxito na vida deverão condicionar-se a um comportamento que não desvirtue a legitimidade delas.
                                O incremento da delinquência juvenil obedece, em grande parte, ao fracasso dos sistemas pedagógicos empregados até o presente. As mentes dos jovens são assaltadas por pensamentos que os levam a cometer toda classe de deslizes.
                                A pedagogia logosófica inclui, para estes casos, um elemento de grande valor: as defesas mentais, que agem sobre os pensamentos negativos como os repelentes usados para eliminar insetos. O conhecimento do sistema mental e dos pensamentos que se hospedam na própria mente, a eliminação dos maus ou inúteis e o aumento dos bons ou úteis são fatores importantíssimos de defesa mental.

Trechos extraídos do livro Curso de Iniciação Logosófica, p. 80
http://www.logosofia.org.br/

Um comentário:

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Olá.

Estes dias recebi a sua visita
em meu espaço de pensamentos,
e retribuo-a agora com o coração pleno de alegria.
Educação só faz sentido quando
transborda sorrisos guardados,
que vem a tona com a força do aprender que faz sentido.

Que hajam outras visitas,
para cuidarmos das sementes da amizade semeadas.


Dias de paz para ti.

leia sobre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
EM PAU DE ESTOPA I por Alzaí Amorim

Modelo de Procuração

Diretorio.org - Modelos de recibo, declaração, procuração, contratos, currículos, notas promissórias, etc.

Leia as postagens populares