quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Projetos que a escola abraçou




O projeto internacional denominado Projeto Eratóstenes visa resgatar conceitos e momentos históricos e filosóficos da Ciência, através de atividades semelhantes às que o grego Eratóstenes usou há quase 2.300 anos atrás.

Este personagem histórico (c. 276 aC - c. 194 aC) atuou de modo célebre nas áreas da Matemática, Astronomia e Geografia, além de ter sido o diretor de um setor da Biblioteca de Alexandria. Conseguiu determinar o raio da Terra, usando simples regras geométricas, matemáticas e astronômicas.



O Projeto Eratóstenes, que vem sendo desenvolvido há alguns anos nos países vizinhos (Argentina, Uruguai, Chile, etc), visa resgatar este procedimento histórico, envolvendo alunos e professores da Educação Básica, Clubes de Astronomia ou grupos, em atividades de socialização e motivação ao aprendizado da Ciência, através da utilização das tecnologias de informação e comunicação. Em 2010, o Projeto Eratóstenes começou também a ser implantado no Brasil, através da parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a Rede Brasileira de Astronomia (RBA) e a Casa da Ciência da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em conjunto com a comissão organizadora geral, localizada na Argentina. https://sites.google.com/site/projetoerato/about-me


O que é o projeto Curta na Escola? 

A idéia de incentivar o uso de curtas metragens brasileiros como material de apoio em salas de aula já existia desde o início do projeto Porta Curtas Petrobras, em agosto de 2002. Desde meados de 2006, colocamos a idéia em prática, oferecendo indicações de usos pedagógicos para boa parte dos filmes em exibição no site.
Pedagogos especializados dão sugestões sobre como utilizar os filmes para disciplinas específicas, que temas transversais abordar, para que idades e níveis de ensino os curtas são indicados e muito mais.
Os professores cadastrados relatam suas experiências sobre o uso de tais filmes em comentários direcionados ao seu uso didático (veja o link 'Professor, dê sua opinião' nas fichas dos filmes do site), contribuindo para a formação de uma rede de educadores interessados na utilização criativa do audiovisual nas escolas de todo o país. http://www.portacurtas.com.br/naescola.asp

Nenhum comentário:

leia sobre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
EM PAU DE ESTOPA I por Alzaí Amorim

Modelo de Procuração

Diretorio.org - Modelos de recibo, declaração, procuração, contratos, currículos, notas promissórias, etc.

Leia as postagens populares