Google+ Followers

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

INCLUSÃO DIGITAL


A Escola Municipal Pau de Estopa I, uma localidade do campo, educando digitalmente para o futuro, está sendo desenvolvida na sala de informática onde temos 10 computadores para atender todos os alunos do ensino fundamental maior e menor nos turnos matutino e vespertino, membros da comunidade no turno noturno. A idéia de colocar a experiência em prática partiu quando percebi que os alunos tinham uma grande facilidade de aprender os princípios básicos de informática, resolvi então aprofundar os conhecimentos em informática e assim trabalhar também com outras disciplinas onde as dificuldades de aprendizagem eram visíveis e com certeza através da informática poderíamos mudar essa realidade, melhorando educacionalmente e deixar nossos alunos preparados para enfrentar um futuro, abrindo horizontes para um mundo em constante evolução.

Comecei a trabalhar por etapas os conhecimentos começando por IPD – Introdução ao Processamento de Dados, Sistema Operacional Windows XP trabalhando todas as funções do mesmo, utilizei um programa de mídia onde os alunos aprenderam a trabalhar com músicas, fotos e outros, copiando para CD e DVD, editores de texto tanto do aplicativo Office, como do Linux Educacional, para trabalhar a interdisciplinaridade como também todos os tipos de documentos trabalhados no dia-a-dia. Coloquei em prática os conhecimentos em montagem e manutenção de computadores. Internet, uma ferramenta de conhecimentos indispensável que nos ajuda muito, aos alunos e comunidade, aprenderem a navegar, fazendo pesquisas, criaram e-mail, orkut e msn. O importante é que eles realizam todas as tarefas em busca de conhecimentos em geral, vivem então no mundo globalizado. Tendo em vista que a área da informática se divide em várias partes, com todos esses conhecimentos os nossos alunos com certeza estarão preparados para o mercado de trabalho hoje tão competitivo.

Todas as estratégias abordadas pela experiência serão de grande valor e aceitação, para que se perceba que o ensino aprendizagem é adquirido com um trabalho bem planejado, tanto na teoria como na prática. Todos os discentes sentiram-se valorizados, estimulados e lisonjeado diante da oportunidade da apresentação de seus trabalhos em feira de ciências, onde todos puderam ver na prática o trabalho desenvolvido pelo os alunos.
Francisco José Alves
Monitor

Um comentário:

Ìtallo Leon disse...

Meus parabéns pelo seu trabalho, que Deus lhe dá muitas forças pra alcançar seus objetivos. Abç

leia sobre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
EM PAU DE ESTOPA I por Alzaí Amorim

Modelo de Procuração

Diretorio.org - Modelos de recibo, declaração, procuração, contratos, currículos, notas promissórias, etc.

Leia as postagens populares