segunda-feira, 26 de outubro de 2009

INCLUSÃO DIGITAL


A Escola Municipal Pau de Estopa I, uma localidade do campo, educando digitalmente para o futuro, está sendo desenvolvida na sala de informática onde temos 10 computadores para atender todos os alunos do ensino fundamental maior e menor nos turnos matutino e vespertino, membros da comunidade no turno noturno. A idéia de colocar a experiência em prática partiu quando percebi que os alunos tinham uma grande facilidade de aprender os princípios básicos de informática, resolvi então aprofundar os conhecimentos em informática e assim trabalhar também com outras disciplinas onde as dificuldades de aprendizagem eram visíveis e com certeza através da informática poderíamos mudar essa realidade, melhorando educacionalmente e deixar nossos alunos preparados para enfrentar um futuro, abrindo horizontes para um mundo em constante evolução.

Comecei a trabalhar por etapas os conhecimentos começando por IPD – Introdução ao Processamento de Dados, Sistema Operacional Windows XP trabalhando todas as funções do mesmo, utilizei um programa de mídia onde os alunos aprenderam a trabalhar com músicas, fotos e outros, copiando para CD e DVD, editores de texto tanto do aplicativo Office, como do Linux Educacional, para trabalhar a interdisciplinaridade como também todos os tipos de documentos trabalhados no dia-a-dia. Coloquei em prática os conhecimentos em montagem e manutenção de computadores. Internet, uma ferramenta de conhecimentos indispensável que nos ajuda muito, aos alunos e comunidade, aprenderem a navegar, fazendo pesquisas, criaram e-mail, orkut e msn. O importante é que eles realizam todas as tarefas em busca de conhecimentos em geral, vivem então no mundo globalizado. Tendo em vista que a área da informática se divide em várias partes, com todos esses conhecimentos os nossos alunos com certeza estarão preparados para o mercado de trabalho hoje tão competitivo.

Todas as estratégias abordadas pela experiência serão de grande valor e aceitação, para que se perceba que o ensino aprendizagem é adquirido com um trabalho bem planejado, tanto na teoria como na prática. Todos os discentes sentiram-se valorizados, estimulados e lisonjeado diante da oportunidade da apresentação de seus trabalhos em feira de ciências, onde todos puderam ver na prática o trabalho desenvolvido pelo os alunos.
Francisco José Alves
Monitor

Um comentário:

Ítallo £eon disse...

Meus parabéns pelo seu trabalho, que Deus lhe dá muitas forças pra alcançar seus objetivos. Abç

leia sobre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
EM PAU DE ESTOPA I por Alzaí Amorim

Modelo de Procuração

Diretorio.org - Modelos de recibo, declaração, procuração, contratos, currículos, notas promissórias, etc.

Leia as postagens populares